Situada nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, com 11.233 hectares, é uma propriedade da Província Brasileira da Congregação da Missão. O Caraça – como comumente é chamado – é um “centro de espiritualidade e missão, de cultura e educação, de conservação ambiental, lazer e turismo” (Plano de Ação para o Caraça 2007 – 2012, p. 1)

Belo, verde, mágico e abençoado Santuário do Caraça

O Santuário do Caraça esta isolado dentro de uma reserva de 11.223 hectares de mata natural, de relevo montanhoso a uma altitude de 1.297 metros, tendo como ponto culminante o Pico do Sol, com seus 2.100 metros. Essa área é chamada de RPPN do Caraça, abrigando vários animais, com destaque para jaguatiricas, macacos prego, tamanduás bandeira, lobos guará, antas, seriemas e diversas espécies de aves.   

Se você for passar só um dia, poderá conhecer a igreja, de 1883, que substituiu uma mais antiga em estilo barroco. Em seu interior, vitrais franceses, acabamento em mármore e pedra-sabão, um órgão de 700 tubos, dois altares originais pintados por Ataíde, uma tela de mesma autoria ( A Santa Ceia ), um retrato do Irmão Lourenço (fundador do Santuário), entre outras obras.

As ruínas do colégio, resultado de um incêndio em 1968, foram restauradas sob um conceito diferente: em vez de uma reconstrução, elas foram fechadas com vidro, mantendo a estrutura básica, para funcionar como centro de convenções e biblioteca, além de museu.

Em frente ao santuário, há uma ladeira calçada em pedra que leva ao portão e ao caminho para a Casa das Sampaias (antigo dormitório das funcionárias). No meio da ladeira, há uma pedra com o brasão do Império: foi onde Dom Pedro II passou, escorregou e caiu sentado.

 

O Parque Natural do caraça fica a 120 quilômetros de Belo Horizonte, seguindo pela BR-381 (rumo Vitória). A viagem continua pela MG-436.